Certificado :. Certsign

Esse certificado foi auditado e validado pela empresa WAS SOFTWARE, responsável pelo desenvolvimento do site e geração do certificado junto à Certsign.


Esse site é seguro e está coberto contra invasões

Esse site https://fabianamoveis.com.br/ e https://fabianamoveis.com  possui certificação CA e também selo de proteção auditado pela empresa de Certificação Online (Certsign) que se basea em critérios especificos para analisar o conteúdo do site e sua tecnologia, para passar o máximo de garantia de certificação possível. Esse selo, possui validade de 1 (um) ano e está auditado com as diretrizes de certificação online. A empresa MERCANTIL COMERCIAL FABIANA LTDA com CNPJ 41.690.991/0007-54 endereçada em R DR.CRISTIANO OTONI, 275 na cidade de PEDRO LEOPOLDO (MG) criada em 30/04/2019 está garantida em seus termos e personalizações comumente utilizadas por terceiros. Entretanto, o certificado e selo não garantem estabilidade ou verifação de hospedagens e terceiros não autorizados.

Entenda melhor:
Certificados Digitais e Autoridades Certificadoras

Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a uma entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador). Esse arquivo inclui uma assinatura digital que permite determinar que as informações nele contidas não foram adulteradas. Essa assinatura é incluída no certificado por uma entidade considerada confiável, a Autoridade Certificadora (CA), através do uso de um certificado especial denominado certificado raiz. A CA desempenha no contexto dos certificados digitais, um papel semelhante ao dos cartórios no mundo real quando autenticam um documento.

O certificado digital, após sua validação através da assinatura da autoridade certificadora confiável, oferece a garantia que você está acessando o serviço real, e não algum outro servidor que está “se passando” pelo real para capturar seus dados. Com base na autenticação do serviço que está sendo acessado, o uso do certificado permite então o estabelecimento de um canal efetivamente seguro para interação com aquele serviço, o qual empregará criptografia para proteger o sigilo dos dados trafegados entre sua máquina e aquele serviço (em especial login e senha).

Porém, quem autentica a autoridade certificadoraQuem define qual é confiável e qual não é? Efetivamente, ninguém autentica a autoridade certificadora raiz, pois ela assina o seu próprio certificado. As aplicações ou bibliotecas do sistema operacional tipicamente incluem os certificados raiz de todas as CA que seu fabricante daquele software considerou como confiáveis, e esses certificados embutidos na aplicação/sistema são utilizados então para validação dos certificados específicos apresentados por outros serviços na Internet. Mas o critério de cada fabricante não precisa ser estritamente o mesmo, levando a problemas do tipo o certificado emitido para CA X funciona no ambiente Y, mas não no ambiente Z (ex.: caso do ICP Brasil que é reconhecido no Internet Explorer, mas não nos produtos da Mozilla).

O INF possui sua própria Autoridade Certificadora, com certificado raiz próprio (auto-assinado), o qual é utilizado para assinar todos os certificados dos serviços “oficiais” oferecidos em nossa infra-estrutura. Porém, nosso certificado raiz não está incluído por padrão em nenhum software, por não sermos uma CA comercial e devido ao volume de burocracia necessário para pleitear essa inclusão em cada plataforma de software/aplicação.

Assim, antes de acessar qualquer serviço do INF de forma segura, é necessário instalar previamente certificado raiz do INF na sua plataforma de software, para que ela esteja então apta a validar efetivamente os certificados de todos os demais serviços de nossa infra-estrutura, preservando assim ao máximo a segurança dos seus dados. Esse procedimento precisa ser executado uma única vez para cada plataforma/aplicação, e apenas para o certificado raiz do INF. Uma vez instalado o certificado raiz, automaticamente todos os demais certificados do INF passarão a ser apropriadamente validados.

 

Recomendações para a Instalação do Certificado (IMPORTANTE)

Recomenda-se verificar algumas informações de legitimidade do certificado durante o processo de instalação. O Certificado Raiz do Instituto DEVE apresentar os seguintes detalhes:

Item Conteúdo
Data de emissão 23-05-2021
Data de expiração 18-05-2029
Assinatura SHA1 28:17:CB:F3:18:3E:66:E3:3D:03:42:34:67:A4:90:A4:2F:CE:AF:37
Assinatura MD5 CA:2C:EC:FE:A3:AE:F5:7A:B2:4F:68:0D:7C:BD:04:67

Os passos para instalação do certificado são bastante simples. Ao iniciar a instalação, uma tela semelhante a esta é mostrada (neste exemplo, usando o browser Mozilla Firefox):

NovoCertificado

É importante, por questões de segurança, que você solicite visualizar detalhes do certificado e verifique se as informações são iguais às mostradas na tabela anterior. A seguinte tela é obtida clicando-se no botão “Exibir”:

DetalhesCertificado

Instalando o Certificado:

Para instalar o certificado no browser*, clique aqui e siga as instruções de instalação/importação, marcando todas as opções disponíveis (autenticação WWW, Email e Software). Ao final do processo, o certificado estará instalado (alguns browsers não apresentam qualquer mensagem de confirmação, isso é normal).

Para verificar se o certificado foi corretamente instalado, abra a página do Webmail do Instituto e verifique se aparecerá uma janela de diálogo sobre certificados, caso ela NÃO apareça, significa que o browser já está sendo autenticado pelo certificado raiz.

OBS: Esse procedimento instalará o certificado apenas no browser. Se o certificado tiver sido instalado pelo Internet Explorer, a configuração automaticamente será aplicada ao Outlook Express.


Linux

1. Faça o download do script de instalação;
2. No terminal, execute o seguinte comando:

sh <caminho_completo_do_arquivo>

ex: “sh /home/jlennon/Desktop/certificado.sh”

O script acrescentará nos arquivos de certificados de cada programa(previamente instalado) o certificado do instituto.
Obs.: É necessário que esteja instalado o pacote “certutils”


MacOS

(por Diogo Campos da Silva)

1. Faça o download do Certificado de Segurança do Instituto e abra-o utilizando o aplicativo Keychain Access (clique secundário -> Open With -> Keychain Access).

2. Na janela do Keychain Access, clique em Always Trust.


Smartphones Nokia (S.O. Symbian)

(por Prof. Heuser)

O certificado exigido pelo Symbian (.cer) possui uma extensão diferente do certificado padrão do Instituto (.crt). Faça o download do Certificado de Segurança através do seu aparelho.

Para verificar se a instalação foi correta, vá em: Menu > Ferramentas > Configs > Geral > Segurança > Gerenc. Certificado > Certificados de autoridade. Se estiver correto, o nome que deve aparecer  é”CA Raiz do II UFRGS”.


Windows Modo Automático (Vista, 7, 8 e 10)

Este executável, instalará o certificado Raiz do II, sem a necessidade de realizar os passos manuais.

Com o certificado instalado o mesmo permitirá acesso acesso ao serviço como Webmail, Wireless, E-Mail de forma transparente e sem erros quanto a certificado

Navegue até o link do Certificado do Instituto de Informática e realize o download e a instalação do mesmo.

Para verificar se a instalação foi bem sucedida abra seu navegador Internet Explorer (obrigatório) e outro navegador de sua preferência e digite a página do nosso Webmail.

Os dois navegadores, devem abrir a página sem qualquer erro de certificado.

Obs: Informe a Administração da rede, se algo não der certo.


Windows Vista, 7, 8 e 10

Navege até o link do Certificado do Instituto de Informática e realize o download do mesmo. O tipo de arquivo será automaticamente detectado pelo navegador que iniciará o processo de instalação do certificado.

Importante: Para integração do certificado aos serviços do windows (ex. rede wireless) e aplicações da MS (Internet Explorer, Outlook) é necessário realizar (ou repetir) o procedimento usando obrigatoriamente o navegador Internet Explorer, mesmo que este não seja o seu navegador padrão.
Importante: No Vista deve-se escolher explicitamente o local de armazenamento do certificado, e instalá-lo como uma Autoridade de Certificação Raiz Confiável.
Importante: No Windows 8 aparecerá uma tela questionando se o certificado deverá ser instalado para o usuário atual ou para qualquer usuário da máquina conforme a figura abaixo. Caso não saiba o que selecionar, deixe apenas para o usuário atual.

Certificados_1

As imagens abaixo mostram os principais passos da instalação:

Vista-cert1

Vista-cert2

Vista-cert3

Caso tenha dificuldades, acesse nosso vídeo-tutorial


Programas que Usam o Certificado Raiz

O certificado é reconhecido tanto por navegadores Web (Internet Explorer, Firefox) quanto por leitores de email (Microsoft Outlook, Thunderbird). Na plataforma Microsoft o certificado é instalado em nível de sistema, de modo que tanto o Internet Explorer quanto o Outlook o reconhecerão. Entretanto, se você estiver usando o browser Firefox nessa plataforma, será necessário instalar o certificado duas vezes: uma pelo Firefox e outra pelo Internet Explorer.